Hoje é dia é muito comum a luta das pessoas sobre como evitar o desperdício de tempo no trabalho, sabemos o quanto é importante cada minuto do nosso tempo, no entanto, nem sempre conseguimos preenche-lo da maneira correta.
Por exemplo, pelo menos 68% dos profissionais gastam uma hora ou mais por dia no seu celular! Ou seja, a perda de tempo no trabalho vem sendo um grande desafio para muitos profissionais.
Essas horas gastas com aplicativos do celular, se forem somados, podem levar ao desperdício de 32 dias que você poderia ter produzido no ano.
Neste artigo, vamos mostrar como você pode melhorar seu sistema de trabalho, para que você seja mais produtivo e não desperdice mais tempo!
Vejamos algumas dicas de como evitar o desperdício no trabalho.
Dicas para ser mais eficiente e evitar o desperdício de tempo no trabalho
Se os processos de negócios costumam ser sem padrões e confusos, isso pode prejudicar e comprometer o desempenho da equipe. Por isso a importância de tanto a empresa como os colaboradores, evitarem o desperdício de tempo no trabalho.
A seguir, vejamos alguns movimentos que as empresas podem fazer, e também no que você pode investir para se tornar um bom profissional.
A empresa deve saber planejar e executar ações em diversos canais
Um dos maiores fatores que cooperam com a perda de tempo no trabalho, é a falta de ajuste nas ferramentas de comunicação empresarial. É importante padronizar as ferramentas de trabalho em toda a empresa!
Procure serviços que ofereça várias soluções ao mesmo tempo, Essas plataformas deve incluir, e-mails comerciais personalizados, videoconferência, bate- papo, calendários online, aplicativos de texto, armazenamento de arquivo em nuvem e planilhas.
Uma plataforma completa ajuda muito na integração da empresa, pois via e-mail você consegue acessar o aplicativo de todos os serviços, evitando perda de tempo.
Identifique as principais distrações
Hábitos pessoais influenciam bastante quanto ao desperdício de tempo no trabalho, tire um tempo para identificar quais são as horas do dia que você tende a dispersar, e o que causa as distrações.
Fazendo essa pausa para análise, além de cooperar para o alívio de estresse, ajudando você a voltar com mais foco para o trabalho, vai saber o que remover do dia a dia aquilo que pode estar atrapalhando seu desempenho no trabalho.
Faça sua lista de tarefas
Fazer uma lista de tarefas diárias é algo simples e eficaz que pode aumentar bastante sua produtividade, visto que o desperdício de tempo no trabalho se dá por não ter nada para orientar o dia em direção as metas.
Elaborar uma lista de tarefas pro dia a dia, evita ansiedade desnecessária, pois listando as tarefas, saberá com o que deve se preocupar naquele dia, sem precisar ficar se desdobrando para tentar fazer tudo em um só dia e acabar deixando tarefas inacabadas.
Para evitar o desperdício de tempo, otimize os processos
As horas perdidas pelos profissionais, podem ser reduzidas quase 70% se utilizarem as ferramentas corretas.
Use as ferramentas de comunicação integrada que sua empresa disponibiliza. Você pode acrescentar outras aplicações como: Limitar o acesso ás redes sociais, e até mesmo ouvir musicas instrumentais, que pode ajudar a acalmar o ambiente.
Verá que ao exercitar esses hábitos junto com as ferramentas disponibilizadas pela empresa, não haverá desperdício de tempo no trabalho.
Zerando o desperdício de tempo, aumentará a produtividade
Seja em home office ou em trabalho presencial, notará que ao evitar o desperdício de tempo no trabalho, irá melhorar o clima e a motivação do dia a dia da sua empresa.
Assim que identificar tudo o que possa estar fazendo você desperdiçar tempo, comece a agir. Estude alguns métodos que pode ajudar você a aumentar sua produtividade.
Você sabia que todos nós temos momentos, ou seja, certas horas do dia em que produzimos mais? Muitos estudiosos chamam esses momentos de horário nobre. Durante esse tempo, sentimos que nossas atividades tende a ter melhores resultados.
Isso acontece de pessoa pra pessoa, pra algumas o melhor horário é pela manhã, outras pela tarde e outras pela noite ou até mesmo de madrugada.
Descubra qual seu melhor horário, isso pode ser muito útil na realização das atividades que exigem bastante atenção.
Outra dica que também é ter um plano para as tarefas serem realizadas, também podendo variar de pessoa pra pessoa. Existe os diários, semanais, mensais e anuais, escolha o que mais funciona para você.
Além de ser um ótimo organizador e tempo, um bom planejamento pode ser usado tanto para estabelecer prioridades quanto para consultas e referencias.