O que fazer para Controlar a Ansiedade no Trabalho? A ansiedade é uma doença que vem afetando milhares de pessoas no mundo todo, estudos mostram que somente nos Estados Unidos, mais de 30 milhões de pessoas são afetadas anualmente.
Ou seja, é um transtorno que pode afetar completamente a vida de uma pessoa, por isso a importância de saber controlar.
E devido a alta competição no mundo corporativo, a ansiedade no trabalho vem se tornando bem mais comum.
Questões pessoais que envolvem o estilo de vida como traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão, podem ser fatores determinantes para o desenvolvimento desse transtorno. E no trabalho, devemos nos atentar a rotina, a pressão que é colocada em cima dos colaboradores.
A seguir vamos falar sobre ansiedade e que passos simples podemos incluir na nossa rotina para controlá-la.
O que podemos aprender sobre ansiedade?
Especialmente em momentos de problemas do dia a dia ou de dúvidas, a ansiedade é uma emoção normal que qualquer pessoa pode expressar, é natural e particular de todo ser humano.
Mas embora seja comum, quando essa emoção se intensifica e se torna frequente no dia a dia sem motivo algum, isso pode se transformar em uma grande problema na vida do indivíduo.
O corpo começa a dar sinais a partir do momento que a ansiedade se torna crônica, a pessoa pode começar a sentir vários sintomas da doença, como por exemplo, batimentos cardíacos acelerados, tonturas, formigamentos, tensão muscular entre outros sintomas.
Se você atingiu esse ponto, procure ajuda, é importante fazer um tratamento para que volte a ter uma qualidade de vida. Algo que tem se mostrado bastante eficaz é a hipnoterapia, também chamada de hipnose clínica, consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramentas terapêuticas.
Se não houver algum tratamento, a ansiedade crônica pode desencadear outras doenças como TAG (transtorno de ansiedade geral) e síndrome do pânico.
Agora vamos abordar algumas das principais causas de ansiedade no trabalho!
Ansiedade no trabalho
Excesso de responsabilidade, prazos curtos e preocupação exagerada são algumas causas de ansiedade no trabalho. Cada situação pode contribuir para o surgimento da ansiedade e com o passar do tempo pode afetar o rendimento profissional e a qualidade de vida.
Como cada fator pode contribuir para agravar a ansiedade? Vejamos!
Excesso de responsabilidade
Funcionários que tem mais de uma função na empresa e que precisa lidar com várias situações frequentemente, são mais propícios a desenvolverem transtorno de ansiedade. O excesso de responsabilidade no trabalho é uma das principais causas que resultam em ansiedade crônica.
Prazos curtos
Prazos curtos pode deixar qualquer pessoa ansiosa. Se isso acontece somente as vezes, dificilmente é motivo para afetar a saúde mental de alguém saudável.
Porém, com certeza pode acarretar no desenvolvimento de transtorno de ansiedade se esses prazos curtos se tornarem repetidos e muito frequentes.
Em pouco tempo a pessoa pode desenvolver um quadro clínico ou crônico e a doença passar a tomar de conta da vida do indivíduo.
Preocupação exagerada no trabalho
É normal hoje em dia as pessoas ficarem bastante preocupadas com seu futuro dentro da empresa, então a preocupação exagerada pode ser uma das causas menos arriscadas para o desenvolvimento desse transtorno.
No entanto, é importante ressaltar que a pessoa que sofre com esse tipo de preocupação exagerada no trabalho, também pode sofrer como outras questões em diferentes áreas da vida. Fazer psicoterapia pode ser de grande ajuda.
Avalie o seu caso, fique atento e observe o que pode estar lhe trazendo maior preocupação.
Os riscos são ainda maiores se a profissão envolver riscos à saúde. Algo que deve ser levado a sério, para o desempenho de qualquer função, é o preparo psicológico, isso ajuda a diminuir os riscos do transtorno. A seguir, alguns hábitos que podem ajudar a controlar a ansiedade.
Hábitos que ajudam a controlar a ansiedade
Podemos aprender então que a ansiedade está muito relacionada ao estilo de vida da pessoa. Embora fatores genéticos também influenciem no surgimento e crescimento da doença, os hábitos são uma das causas principais do agravamento do transtorno de ansiedade.
Por isso a importância de saber gerenciar bem sua rotina e assim saber eliminar possíveis riscos dessa condição que vem afetando milhares de pessoas, principalmente no ambiente de trabalho. Note algumas dicas!
Durante sua rotina faça pausas curtas e regulares
Para que você consiga enfrentar seu dia tendo mais energia e disposição, programe pequenas pausas durante seu dia.
Trabalhar por longas horas sem pausa nenhuma pode ser prejudicial tanto para seu rendimento profissional como pode comprometer também sua saúde.
O ideal é que a cada uma hora de trabalho você descanse por uns 10 minutos. É importante para diminuir mais a sua ansiedade e estresse.
Estabeleça prioridades
Ter diversas tarefas para realizar durante o dia e não saber por onde começar, é bem frustrante!
Isso é bastante comum no mundo corporativo, em especial quando sua função é liderar o trabalho de várias pessoas.
Algo que pode aliviar seu estresse, aumentar sua produtividade e diminuir surpreendentemente a sua ansiedade, é fazer uma lista de prioridades. Desta maneira terá mais controle e saberá manter a calma no seu trabalho.
Não procrastine mais
É normal de todo ser humano adiar alguma coisa na vida. No entanto, assim como a ansiedade, procrastinar por horas prolongadas, pode se tornar um verdadeiro criador de estresse.
O que pode ser de ajuda é uma boa organização do seu ambiente de trabalho e criar hábitos que aumente a sua eficiência na função.
Como já citado, pequenas pausas pode lhe ajudar a cumprir com suas responsabilidades sem interrupções. Tente ficar livre de distrações.
Faça exercícios físicos
Qualquer tipo de exercício físico que você fizer, será capaz de diminuir sua ansiedade, estresse e melhorar a sua disposição e saúde.
Portanto, lembre-se sempre da importância de se exercitar com frequência. Verá o quanto isso pode resultar em uma vida com mais qualidade!
Veja também: Sintomas de ansiedade