Se pedissem pra você fazer um vídeo de apresentação profissional para uma entrevista de emprego, considerando competências, experiências, objetivo e resultados dentro de 1 minuto! Você conseguiria?
Se sua resposta for não, não tem problema, nesse artigo vamos ver como você pode se preparar para fazer vídeos de apresentação e se sair bem nessa nova modalidade.
Você precisa saber como chamar a atenção dos recrutadores! Quais os cuidados que precisa ter na hora de elaborar o roteiro!
Se vai gravar com a câmera do celular ou se vai precisar de outra câmera. Se o áudio vai ficar bom, tudo isso precisa ser analisado.
Vamos então para algumas dicas para um bom vídeo de apresentação!
Veja também: Como passar confiança na entrevista de emprego
O vídeo de apresentação deve ser entre 1 a 2 minutos
A apresentação por vídeo deve ser clara, ou seja, você precisa entregar um material que passe exatamente o que o recrutador pede, nada de falar coisas desnecessárias.
Elaboração do Roteiro
Existe dois tipos de apresentação, aquela que o recrutador lhe deixa a vontade para falar sobre você, que chamamos de roteiro livre! E a estruturada, quando o recrutador manda as orientações para que você se prepare para a entrevista.
Para o roteiro livre, tente estruturar da seguinte maneira: Apresentação, formação acadêmica, experiência profissional, competências, realizações e objetivo profissional.
Apresentação
Comece o vídeo se apresentando, por mais que seu nome esteja no currículo! Fale seu nome completo, sua idade, de qual estado você e aonde vive atualmente!
Falar sobre seu estado civil e se tem filhos é opcional, fale somente se achar que é importante.
Formação Acadêmica
Fale a sua realidade, se tem o ensino médio, técnico, graduação, pós, mestrado ou doutorado. Até mesmo se falar algum idioma diferente, também é interessante citar! Faça um breve resumo de sua formação acadêmica.
Experiência Profissional
Seja estratégico, lembre-se que os recrutadores querem saber o que você faz atualmente. Quais são suas experiências mais recentes. Não cometa o erro de contar toda sua trajetória, foque nas experiências mais importantes!
Fale por exemplo, fale somente das suas três ultimas experiências, ou o que você fez nos últimos três anos.
Também não é necessário detalhar as atividades de cada função, foque nas atividades, mais importantes concernente a vaga que você esta se candidatando.
Competências e Resultados
É importante que você saiba falar cobre suas competências e realizações. Por exemplo, pense em algum projeto que você realizou e quais foram os resultados, algum tipo de reconhecimento que você recebeu por ter realizado alguma tarefa no qual foi bem sucedido.
São situações não só vai ajudar no seu desenvolvimento como também podem causar uma boa impressão no recrutador.
Objetivo Profissional
Nessa ocasião você precisa ser claro sobre qual sua real pretensão, o por que você quer trabalhar na empresa, qual seu objetivo profissional, e demonstrar seu interesse sincero pela empresa.
Para o roteiro estruturado, é até mais fácil, porque você pode se preparar em cima das orientações que foram passadas!
Outro ponto chave bastante importante, é que em ambos os casos, você precisa escrever e estudar sobre tudo que você vai falar!
Agora que você pegou essas dicas, grave vídeos de teste, cronometre para ver se tudo que é necessário você falar vai da tempo no vídeo.
O legal é que quanto mais você treina, mais desenvolto você fica! Para concluir, evite o máximo de edições, caso seja necessário fazer alguma edição, faça de maneira que fique natural, ou seja, sem muitos efeitos.
Certamente depois dessas dicas, ficará bem mais simples preparar seus vídeos profissionais!
Você pode gostar: Dicas para gravar vídeos para entrevista