Quer aprender um texto que mostre suas habilidades, e que chame a atenção do recrutador? Ainda não sabe como fazer uma redação para entrevista de emprego? Vamos aprender? Pode ser que você ainda não tenha passado por essa situação, mas pode acontecer que em alguma etapa da seleção, as empresas solicite que os candidatos escreva um texto.
Mas, qual o motivo das empresas pedirem redação?
Geralmente , quando as empresas pedem que os candidatos façam uma redação, eles querem analisar alguns pontos, como por exemplo:
Qual sua capacidade de sua escrita e de se expressar;
A maneira que conduz suas argumentações e organiza suas ideias;
Qual seu conhecimento da gramática e idioma;
Portanto, se preocupe em não cometer erros de português!
Então vamos lá!
Normalmente, a redação do processo seletivo tem cerca de 20 ou 30 linhas. Pode ser que o tema seja a seu critério, ou não, pode ser que o recrutador já dê um tema pra você desenvolver.
Lembra quando você fazia aquelas redações na escola? Não é muito diferente!
Não lembra como era? Vamos conferir algumas dicas:
Escolha do Tema de Redação para Entrevista de Emprego
Você pode escolher um assunto que domine, se o tema for livre.
O certo é você falar sobre trabalho, sobre sua carreira, área de atuação, sobre a empresa e o seguimento em que atua.
Algo que pode ser um grande diferencial, é escolher um assunto que você domina e que possa citar experiências pessoais, isso pode tornar sua argumentação diferente.
Se você gosta de estudar e investe nisso, fale da importância de se manter atualizado. Conte o que você estudou e o que cada curso agregou na sua carreira profissional.
Assuntos polêmicos como religião, futebol, política e aqueles que são questão de opiniões pessoais que podem ser mal interpretados como por exemplo a questão de ter filhos ou não.
Veja também: Como fazer o estágio, seu trabalho fixo!
Introdução, Desenvolvimento e Conclusão
Lembra o que é dissertação? quele texto bem comum que é dividido em três partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão! Então, é quase certo que você tenha que fazer isso.
Mesmo que o assunto seja dado pela empresa, apresente logo na primeira parte do texto. E o ideal é que siga apenas um caminho.
Mesmo que você ache que é um assunto relativo, argumente apenas um lado. Assim você não se perde na argumentação.
Na segunda parte, diga o por que pensa dessa forma e o que você já leu sobre o assunto e que poderia citar, se puder mencionar o nome de jornalistas, escritores, pesquisadores ou casos reais pode ser bem favorável para sua argumentação.
Para concluir, na terceira parte faça um resumo apresentando sua conclusão.
Faça um Esboço
Crie um pequeno esboço do que você pretende escrever, mentalmente ou faça um breve rabisco, para que não se perca o texto.
Por exemplo, se o assunto for “educação continuada”, pense em como será sua ideia, quais serão seus argumentos e qual será sua conclusão. Veja o exemplo:
Ideia: A educação é fundamental no crescimento da carreira profissional;
Argumentos: Tudo passa e muda muito rápido, o que você aprende na graduação logo fica antigo, mas assim que fiz pós fui promovido, e assim que fiz MBA consegui outro emprego;
Conclusão: Ou seja, investir continuamente em educação fez toda diferença na minha carreira.
Sua Linguagem Deve Ser Simples e Direta
Se você não gosta muito de escrever, é provável que a ideia de fazer um texto lhe deixe nervoso. Mas não deixe que isso vire um monstro de sete cabeças!
Use frases curtas, siga a fórmula: sujeito+ verbo+ complemento. Evite usar palavras que você não tenha certeza do significado, seja objetivo.
Tenha o cuidado para não comprometer o entendimento do leitor. Tenha muita atenção à pontuação, gramática, e coerência do texto.
Termos em Inglês e Gírias é Bom Evitar
Claro que você pode falar smartphone ou e-mail por exemplo, mas, mesmo que seja fluente no idioma, evite termos que não são tão utilizados no Brasil.
Por exemplo, no lugar de previsão escrever forecast, ou, no lugar de lucro, escrever profit e etc. E gírias não agregam em nada em sua redação.
Faça um Texto para Entrevista de Emprego Claro e Coerente
Lembre-se que se for necessário você acompanhar para explicar o que está dizendo, o seu texto não está bom, ele precisa ser compreensível para quem vai ler.
Para saber mais, confira algumas dicas de como escrever um texto claro e coerente.
Treine sua Escrita
Para desenvolver a habilidade da escrita, você precisa praticar. O ideal é que treine sua escrita fazendo uma redação por dia ou uma por semana.
Por exemplo: escreva o que você quer dizer para alguém, só tome cuidado com as palavras que vai usar e se sua mensagem está sendo transmitida com clareza!
Com essas dicas e bastante treino, tenha certeza que irá tirar de letra quando for fazer uma redação para entrevista de emprego!
[…] Veja também como elaborar a melhor redação para entrevista de emprego […]