Como posso ser proativo no trabalho? Visto que é a proatividade é um diferencial para os profissionais no mercado, vamos conhecer algumas estratégias para desenvolver essa competência.
O profissional que tem engajamento e toma iniciativas consegue se destacar na equipe e tem mais chances de ter melhores oportunidades.
Se é isso que você procura, neste artigo vamos dar dicas de como ser mais produtivo no trabalho por aplicar algumas estratégias fundamentais.
O que significa ser proativo no trabalho?
Ser proativo significa ter iniciativa e comprometimento com relação aos resultados e processos da empresa.
Profissionais proativos são participativos, interessados e entendem que tem um papel relevante na equipe e age com responsabilidade.
Detectam problemas na empresa e por estarem atentos, geralmente criam soluções de modo rápido.
Ser proativo significa identificar oportunidades, como otimizações nos processos, criações de novos projetos e agir para que sejam aproveitadas.
O foco é buscar melhores resultados tanto para a empresa quanto para sua realização profissional e carreira.
Isso não quer dizer que o profissional proativo tenha que agir de modo impulsivo, pelo contrário, eles estudam e conseguem identificar as prioridades e sabem qual o melhor momento de agir.
Ou seja, a proatividade no trabalho é uma habilidade comportamental, que as empresas tem buscado cada vez mais nas equipes de alta performance.
Por que ser proativo no trabalho é importante?
O profissional que tem o comportamento de ser proativo no trabalho pode ter muitos benefícios.
Vejamos algumas das principais vantagens de desenvolver essa competência na carreira profissional, independentemente do cargo exercido.
Você tem destaque na empresa
Um dos benefícios para o profissional proativo, é que ele se sobressa em seu local de trabalho.
Geralmente, o profissional com essa competência tem mais oportunidades para ocupar cargos melhores na empresa, como por exemplo, conquistar a vaga desejada, exercer liderança na equipe e consequentemente receber aumento de salário.
Pessoas proativas se destacam por contribuírem para a melhoria de resultados de forma eficiente.
O profissional proativo pode se tornar líder
Outro benefício para os profissionais proativos são de ter a oportunidade de exercer a liderança, seja em uma equipe, seja na empresa como um todo.
Sendo responsáveis por seu próprio trabalho sem que dependa de alguém lhe dar ordens.
São pessoas que fazem as coisas acontecerem. Pessoas que sabem como tomar decisões, antecipar soluções para os problemas e inspiram outros por meio de suas ações.
Veja também como ser notado no trabalho por mostrar seus resultados!
A proatividade leva a ideias novas
Profissionais proativos estão sempre em busca de mudanças para melhorar, serviços, processos internos e produtos.
A junção entre a tomada de iniciativa e a busca por soluções são comportamentos que favorecem o surgimento de novas ideias, o que resulta ainda mais em reconhecimento para o profissional.
Agora, como ser mais proativo no trabalho? Note algumas dicas poderosas
Saiba que é possível desenvolver essa competência mesmo que você não se considere um profissional proativo. Siga as dicas a seguir:
Um comportamento importante para ser mais proativo é saber identificar os problemas sem jogar a culpa nos colegas de trabalho.
Desta forma, o profissional que tem proatividade toma as medidas necessárias para corrigir os problemas da empresa, assumindo a responsabilidade de melhorar os pontos fracos da empresa.
Invista no Networking
Outra forma de ser proativo no trabalho é criar uma rede de relacionamento, valorizando parcerias e atuando de forma conectada.
È importante saber qual é a sua motivação profissional
Identificar o que motiva a sua atuação profissional e aonde você quer chegar é de extrema importância.
Fica bem mais fácil ter um ativo papel na empresa quando se tem objetivos em mente, isso ajuda a colocar um propósito em cada iniciativa realizada.
Dedique-se em um processo de autoconhecimento
Conheça suas forças, fraquezas, limitações e habilidades, isso vai ajudar você a saber quais competências precisa praticar para ser um profissional mais engajado e participativo.
O autoconhecimento faz com que entendamos a raiz de cada comportamento seguido no trabalho, e assim conseguir aplicar as mudanças necessárias.
Invista em mais conhecimento
È importante não parar de aprender, pois o profissional que tem mais conhecimento e referencias consegue se destacar por sugerir mudanças e soluções interessantes para a empresa.
Você consegue se destacar principalmente em áreas altamente qualificadas por unir competências técnicas e comportamentais.
Seja observador
Ser observador também é de extrema importância pra quem deseja ser proativo no trabalho, pois isso o possibilita enxergar os processos do setor ou da empresa em geral, identificando pontos que podem ser corrigidas.
Dê sugestões sem receio
Uma das barreiras que pode existir para impedi-lo de ser proativo é justamente o receio ou medo de sugerir soluções para os problemas da empresa e de compartilhar suas ideias.
Por isso, converse com seus superiores e colegas e exponha o seu ponto de vista.
Diferencie as pessoas dos problemas
Não se concentre nas personalidades por trás dos problemas, se concentre somente nos problemas , foque no bom relacionamento, isso o ajudará a encontrar soluções de uma maneira mais saudável.
Neste artigo consideramos algumas dicas para ajudar você a ser mais proativo no trabalho, o que acha de coloca-los em pratica? Isso o ajudará a ter uma performance melhor e aumentará as chances de se destacar em um competitivo mercado.