Competências e Habilidades

Confira 10 Competências e Habilidades que Podem Valorizar seu Currículo Profissional

No currículo é sempre importante frisar nossas competências e habilidades para que o recrutador conheça nossa capacidade profissional. Mas já parou pra se perguntar quais pontos positivos de nossa carreira são válidos para adicionar ao currículo profissional?

A seguir vamos entender por que é importante inserir as habilidades e competências certas para o cargo pretendido.

Tenha em mente de que algumas habilidades e competências vão servir para toda sua vida profissional e pode ajudar muito desde o processo seletivo, visto que podem fazer diferença logo na escolha de seu currículo para a entrevista de emprego.

Algo muito valorizado pelas empresas é observar se o candidato tem a capacidade de trabalhar sobre pressão e de forma autônoma, mesmo quando não tem ninguém olhando.

Existe habilidades e competências que podem fazer a diferença na hora de conquistar uma oportunidade de emprego em certa empresa ou ate mesmo para ajudar você a conseguir aquela tão  esperada promoção!

Mas o que São Habilidades e Competências?

Competência profissional

Os profissionais competentes e habilidosos são capazes de realizar suas funções e se desenvolver na carreira. Embora muitas vezes sejam palavras usadas juntas e assim possa parecer sinônimos, elas não são, existe diferenças entre si.

A competência é uma característica que pode ser desenvolvida seja por meio de experiência ou treinamento. Ou seja, ela pode ser aprendida, assim como a comunicação, liderança, capacidade de organização e o foco em resultados.

A habilidade por sua vez é uma qualidade que geralmente a pessoa já nasce com ela. Ou seja, enquanto a competência pode ser aprendida, a habilidade é uma característica natural que a pessoa tem para fazer alguma coisa.

Por exemplo, digamos que você faça um curso de calculo, se você tiver habilidade com números, desenvolvera a competência com facilidade. Mas se você não tiver essa habilidade, terá de se esforçar mais para desenvolver essa competência!

Confira também alguns cursos que ajudam a conseguir o primeiro emprego!

Quais dessas Qualidades Podemos Colocar no Currículo

O profissional que as empresas mais valorizam são os que sabem lidar com desafios, aqueles que se comunicam bem e que são bem disciplinados no trabalho. Confira 10 habilidades e competências que pode ser de grande ajuda para sua carreira profissional.

Comunicação

Pessoas que sabem se expressar, consegue transmitir suas ideias com clareza, e as empresas valorizam pessoas assim! Também é importante saber que a boa comunicação inclui a capacidade de saber ouvir e entender o que for dito.

Comprometimento

Se você quiser se destacar, nada de ser aquele profissional que só faz o que lhe pedem, você precisa demonstrar comprometimento com as necessidade da equipe e com os objetivos da empresa.

Trabalhar em Equipe

Mesmo que cada um tenha sua função  na empresa, o trabalho precisa correr bem entre todos. Por mais que ocorra situações difíceis, é necessário ter jogo de cintura para que ocorra tudo bem.

Foco nos Resultados

Isso significa se empenhar para alcançar a meta que lhe foi dada pela empresa. Visto que as empresas precisam alcançar resultados cada vez maiores, elas valorizam os profissionais com esse perfil.

Liderança

Qualquer empresa, seja ela de pequeno, medo ou grande porte, valoriza muito aqueles profissionais que tem a capacidade de envolver e motivar as pessoas a atingirem as metas e objetivos da empresa.

Ativo

É aquele profissional que se envolve com os projetos, encara os desafios e não mede esforços para ajudar a alcançar os objetivos da empresa.

Criatividade

È saber buscar soluções, se algo não está dando certo de um jeito, tente de outro, claro que sempre deixando seu líder a par de sua ideias.

Sempre Buscar Conhecimento

Visto que as coisa vivem mudando, os profissionais precisam se manterem atualizados! Por buscarem cursos, livros, seminários, podendo assim ser de grande ajuda.

Resiliência profissional

A pessoa resiliente é aquela que se compromete com o problema que esta diante dela e sabe procurar recursos para superá-lo. È aquele profissional que se mantem inteiro e produtivo mesmo diante de muita tensão e cobranças por resultados.

Capacidade Para  Inovar

É uma das competências que deve sempre existir. Toda empresa precisa de profissionais que a ajude a inovar, tendo ideias, avaliar riscos, buscar referencias, para que ela não corra o risco de não existir mais.

Essas foram algumas dicas de habilidades e competências para elaborar um bom currículo profissional, que possa ser de grande ajuda!

Veja também: Qualidades que podemos colocar no currículo