Dicas para se sair bem na entrevista de emprego

Veja 10 Dicas que Recrutadores Dão Para Você se Sair Bem em Qualquer Entrevista de Emprego

Sabemos que não há uma fórmula mágica para conseguir um emprego, então, o que pode ajudar é saber de algumas dicas que os recrutadores dão para você se sair bem em qualquer entrevista de emprego!

Atente a seguir as 10 dicas que podem te ajudar a saber como se comportar da melhor forma possível na entrevista e assim garantir uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes.

Falar de si mesmo na entrevista de emprego

Autoconhecimento pode ser a chave para uma excelente entrevista. É importante saber expressar quem você é, falar de suas experiências passadas, dos seus objetivos e metas quanto ao futuro, até mesmo de seus defeitos e qualidades, e quando chegar nessa parte não seja pretensioso ou modesto demais.

Falar de suas habilidades

Falar honestamente sobre como seus talentos, suas habilidades e competências podem ser uteis para a empresa. Sabemos que não existe candidato perfeito. Por isso deixe claro que você sempre está em busca de conhecimento e mostre disposição em se aperfeiçoar sempre que houver necessidade.

Vejta também 05 dicas de como criar um currículo profissional

Falar o por que você quer a vaga

Fazer uma pesquisa sobre a empresa antes de ir a entrevista é bem importante, pois certamente irão perguntar o porque você se interessou pela vaga, e é nessa pergunta que o recrutador vai analisar se você realmente tem o perfil para vaga que estão oferecendo.

Falar sobre seus objetivos e metas para o futuro

Quando for falar dos seus objetivos e metas para o futuro, tente passar uma imagem de simplicidade e alguma ambição. Por exemplo: “Meu objetivo nesta empresa é adquirir experiência suficiente para futuramente ter o privilegio de chegar a cargos mais altos de gestão”.

Falar dos seus empregos anteriores

Procure passar para o recrutador somente experiências positivas que você adquiriu e como ela pode servir para seus futuros empregos. Ao falar sobre seus empregos anteriores, nunca dê uma abordagem negativa ou fale mal dos seus superiores e colegas de trabalho.

Seja honesto sobre seus defeitos

Muitos entrevistadores fazem a famosa pergunta: Qual seu maior defeito? E muitas vezes as pessoas costumam responder algo como: “Sou muito perfeccionista” ou “Sou muito exigente”. Melhor não fazer isso! O que você pode fazer é  falar sobre suas reais limitações, mas tente falar de uma maneira que seja ao seu favor, diga o que você está fazendo para superar esses obstáculos. Seja sempre sincero e verdadeiro. Não esqueça que o recrutador é um profissional bem treinado, que sabe decifrar todos esses códigos, e não vai ser enganado facilmente.

Pergunte!

Se tiver dúvidas, pergunte, questione e dialogue. Isso pode passar uma boa impressão, mas cuidado para não fazer perguntas muito obvias sobre a empresa, isso pode soar  desinteresse.

Não fale demais nem de menos na entrevista de emprego

Não se limite a responder ás perguntas do entrevistador com respostas diretas como “sim” ou “não”, pois assim poderá demonstrar excesso de timidez ou que você tem dificuldades em se comunicar com as pessoas. Também precisa ter cuidado para não ficar falando sem parar, isso pode atrapalhar a entrevista de emprego, além de correr o risco de gerar uma impressão negativa.

O corpo também fala!

Tenha cuidado com a sua postura ao se sentar, não deixe o corpo relaxado ou tenso demais, quando for conversar, olhe nos olhos do entrevistador, não se mostre intimidado com as questões, tente não gesticular tanto, outro fator importante é saber o que vestir. Tudo isso é comunicação não-verbal, você precisa estar ciente que o  entrevistador está de olho no modo como você se comporta.

Evite gafes na entrevista de emprego

Caso você seja solicitado a expor seu ponto de vista sobre determinado assunto tenha muito cuidado para não se expor demais, evite:

Falar sobre política, além de você não saber qual a posição do seu entrevistador, na maioria dos casos, esses assuntos não fazem parte de entrevistas de emprego.
Gírias e expressões obscenas.
Piadas, certamente em uma entrevista de emprego não se faz necessário esse tipo de situação.
Tenha cuidado para não expressar qualquer tipo de preconceito.
Não force intimidade com o entrevistador, ele não é seu amigo.
Não fale de sua vida pessoal mais do que o necessário.

Você também pode gostar: Dicas para se destacar nas entrevistas